domingo, 20 de fevereiro de 2011

MINHA VIVÊNCIA COMO PROFESSOR MEDIADOR E COMUNITÁRIO.

ANO 2010

Minha vivência como professor mediador iniciou-se em maio de 2010. Atuava como professor de Geografia, em uma Escola Estadual de São Paulo. Era o meu primeiro ano como professor. O contato com os alunos daquela escola foi como um sonho sendo realizado. Jamais poderia imaginar que um dia estaria nessa posição. A sala de aula foi um choque maravilhoso, vi ali uma forma de retribuir tudo aquilo que havia ganhado enquanto aluno. Observei que muitos ali eram filhos de meus colegas de infância e isso me emocionou. Percebi neste momento o tamanho da responsabilidade. Com o passar dos dias, vi crescendo a responsabilidade e a interação com aqueles alunos, pois via neles a curiosidade de saber mais e mais sobre vários assuntos.
Nesta mesma época estava trabalhando também, como supervisor no IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatisiticas), mas infelizmente tive que deixar o cargo por incompatibilidade de horário. Foi neste momento que surgiu o convite para me inscrever como Professor Mediador e Comunitário. Por recomendação da Diretora e da Coordenadora Pedagógica, como tendo o perfil desejado, por morar no Bairro e por ter conseguido um bom relacionamento com os alunos, me recomendaram a se inscrever no processo de seleção para o sistema de proteção escolar como Mediador. Feito a inscrição, passei por uma avaliação ao qual fui confirmado como Professor Mediador e Comunitário da Escola. E no final de abril de 2010 iniciei minhas atividades. 


O CURSO:


Logo após ser confirmado como Professor Mediador e Comunitário, passei pelo Curso de aperfeiçoamento em SERRA NEGRA, cidade do Interior de São Paulo. A duração do curso foi de três dias sendo abordados os seguintes temas:


  • Sistema de Proteção Escolar - Beatriz Graeff e Felippe Angeli
  • Conflito e violência: o que têm a ver com a escola e as pessoas - Mônica Mumme
  • Sistema de Garantia de Direitos da Infância e Juventude: o que a escola tem a ver com isso? – Sandra Unbehaum 
  • A articulação de rede em projetos de Justiça Restaurativa - Cristina Meirelles (Equipe Justiça em Círculo do Mediativa) 
  • Mediação de Conflitos - Adolfo Braga 
  • Justiça Restaurativa como um método de resolução de conflitos – Cristina Meirelles (Equipe Justiça em Círculo do Mediativa) 
  • Oficina: Educação empreendedora na formação básica: novas abordagens sobre a educação brasileira para o desenvolvimento local e prevenção da violência – Ashoka
  • Oficina: Coordenadores de pais: aproximação família e escola - Instituto Fernand Braudel 
  • Oficina: Educação Comunitária - Associação Cidade Escola Aprendiz
  • Oficina: Práticas restaurativas na comunidade escolar - Equipe Justiça em Círculo do Mediativa
  • Oficina: Uso e abuso de drogas: contexto, fatos e mitos 
  • Oficina: Sexualidade: um toque que transforma... - Maria Lucia Vieira Libois
  • Oficina: Diversidade sexual na educação: um olhar arejado e crítico sobre a homofobia em nossas escolas - Lula Ramirez 
  • Oficina: Gestão Regional do Sistema de Proteção Escolar – EAD 

Visualização completa dos trabalhos acessem:
http://www.fde.sp.gov.br/PagesPublic/InternaSupervisao.aspx?contextmenu=mediacao

Visualização em vídeo acessem:

Além desse curso, tive a complementação online (á distância), no periodo de 07/06/2010 a 01/11/2010, com um total de 72 horas. Nesta complementação passei a desenvolver o SISTEMA DE PROTEÇÃO ESCOLAR, com os seguintes passos:
  • Módulo 1 - Diagnóstico de vulnerabilidade escolar
  • Módulo 2 - Educação e Comunidade
  • Módulo 3 - Desenho e Gestão de Projetos Transversais
O primeiro módulo propõe a elaboração de um  Diagnóstico de Vulnerabilidade  Escolar, no qual o Professor Mediador Escolar e Comunitário sistematizará uma série de informações relativas aos principais aspectos da vida escolar que influenciam a convivência e, portanto, os conflitos dentro da escola.

No segundo módulo, o Professor Mediador Escolar e Comunitário ampliará sua investigação para fora dos muros da escola, voltando sua atenção para a comunidade vizinha ao equipamento escolar e  para os órgãos e instituições parceiras - efetivas ou potenciais - da escola.

No terceiro e último módulo, o Professor Mediador Escolar e Comunitário deverá, com base no Diagnóstico de Vulnerabilidade Escolar e no mapeamento dos recursos comunitários com os quais a escola pode contar, identificar as questões prioritárias sobre as quais irá se debruçar, e consolidar um plano de trabalho, em forma de projeto transversal, que orientará sua atuação dentro da escola.
                                  Fonte: São Paulo Escola de Formação de Professores

Depois do complemento desse curso recebi o Certificado de Conclusão com 100% de freqüência e com o aproveitamento Satisfatório com isso iniciei a minha jornada como Professor Mediador e Comunitário.



O PROFESSOR MEDIADOR E COMUNITÁRIO
 
O  Professor Mediador Escolar e Comunitário é um educador de proximidade dedicado à promoção da proteção escolar. Ele soma esforços à equipe gestora e a toda a equipe docente para lidar com as questões que se manifestam no ambiente escolar e produzem reflexos na convivência que se estabelece dentro da escola, contemplando as relações interpessoais de todas as pessoas que a frequentam: alunos, professores, funcionários e pais. O Professor Mediador Escolar e Comunitário é um educador e é como educador que ele deverá atuar da escola. 
Não faz uso, em sua prática pedagógica, de abordagens punitivas ou retributivas, mas instrui seu trabalho docente a partir de métodos colaborativos e restaurativos.
Na Escola, enquanto espaço relacional, interessa educar nos princípios, habilidades e técnicas da Mediação de Conflitos, dando assim forma a figura do  Mediador Escolar, e apoiando, concomitantemente, a configuração de equipes e redes de mediação. A Escola encontra na Mediação uma abordagem para a transformação criativa dos conflitos, aceitando aproveitá-los como uma oportunidade de crescimento e mudança, um potencial educativo e de formação pessoal para a resolução dos problemas da vida, atuais e futuros.

ÂMBITO DE ATUAÇÃO DO PROFESSOR MEDIADOR E COMUNITÁRIO

  • Sistema de Proteção Escolar;
  • Direitos Constitucionais Fundamentais e ECA;
  • Métodos Alternativos de Resolução de Conflitos;
  • Diagnósticos de Vulnerabilidade Escolar;
  • Educação Comunitária;
  • Desenho e Gestão de Projetos Pedagógicos Transversais;
  • Bullyng;
  • Sexualidade e Diversidade Sexual;
  • Preconceito e Discriminação no Contexto Escolar;
  • Prevenção ao uso de Álcool e Drogas;
  • Empreendedorismo Juvenil;
  • Orientação Pedagógica;
  • Princípios e Fins da Educação Básica;
  • Diretrizes Curriculares;
  • Etc.
Abaixo segue um vídeo interessante que ilustra sobre a Mediação de Conflitos. Neste Centro Educacional do Distrito Federal, a Mediação como forma de projeto teve excelentes resultados:


2 comentários:

  1. legal eu conheço o prof celio eu estudo na sardinha mi chamo felipeoliveiradesouza

    ResponderExcluir
  2. Harrah's New Orleans Casino & Hotel - JT Hub
    › news › harrahs-new-orleans-casino- › news › harrahs-new-orleans-casino- Harrah's 서산 출장샵 New Orleans 수원 출장안마 Casino & Hotel offers luxury hotel rooms, fine dining 사천 출장마사지 options and a casino. Book your room now 동두천 출장샵 to enjoy the amenities 인천광역 출장샵

    ResponderExcluir